Tudo o que você sempre quis saber sobre Whey Protein!

Tudo o que você sempre quis saber sobre Whey Protein!
5 3 votos

A palavra “whey” poderia ser traduzida do inglês como soro de leite. Protein significa proteína. Sendo assim, Whey Protein é a proteína do soro do leite.

Os suplementos à base de Whey Protein apresentam esta proteína de forma muito concentrada e são muito eficazes no crescimento ou manutenção da massa muscular.

Saiba mais sobre este suplemento e a maneira correta de utilizá-lo!

Composição do Whey Protein

O nome da proteína do soro do leite, na verdade, é lactoalbumina. O suplemento de Whey Protein, além da lactoalbumina, é formado por carboidratos e gorduras.

A proteína representa mais de 80% da composição do suplemento, geralmente. Os níveis de cada ingrediente variam de acordo com a marca do suplemento.

Na produção de Whey Protein são usados aminoácidos como BCAA’s e peptídeos. O BCAA tem função anabólica (criação de músculos) e os peptídeos têm função bioativa, ou seja, facilitam a absorção.

aminoácidos

 

A Whey Protein Hidrolisada é a que possui menores moléculas, por isso, é absorvida mais facilmente pelo organismo.

Existe também a Whey Protein Isolada, que tem o mais alto teor de proteína e o mais baixo teor de carboidratos, chegando a zero a gramatura de gordura e carboidrato em algumas marcas.

Veja o que diz artigo científico da Revista da Nutrição sobre o uso de Whey Protein:

estudos envolvendo a análise de seus compostos bioativos evidenciam benefícios para a saúde humana. Entre esses possíveis benefícios destacam-se seus efeitos hipotensivo, antioxidante e hipocolesterolêmico.

hipotensivo, antioxidante

Efeitos do Whey Protein no organismo

A proteína do soro de leite possui alto teor de nutrientes como aminoácidos essenciais e cálcio.

Os aminoácidos da Whey Protein são de cadeia ramificada. Este tipo de elemento não é sintetizado pelo corpo humano. Eles precisam ser consumidos para que seus efeitos ocorram.

Sua função é anabólica (criação de novas fibras musculares) e anti-catabólica (agem contra a degradação muscular).

Sendo assim, além de dar aquela força na hipertrofia, a Whey ajuda na recuperação muscular após exercícios intensos e no impulso de força.

Como consumir Whey Protein da forma correta

A princípio não há uma contraindicação para o uso moderado da proteína do leite. Entretanto, como todo suplemento, há contraindicações em seu consumo excessivo.

Segundo reportagem da Veja, a dieta muito rica em proteínas pode sobrecarregar alguns órgãos como rins e fígado.

Pessoas que já possuem problemas renais não devem utilizar este tipo de suplemento, sob o risco de complicar o problema.

Segundo o nutrólogo do Hospital Albert Einstein, Celso Cukier, em entrevista na mesma reportagem, quem pretende consumir o suplemento deve procurar um médico para saber como anda a saúde de seus rins.

O suplemento não tem proibição de vendas e as pessoas acabam utilizando-o sem fazer uma análise mais aprofundada da real necessidade em suplementar a alimentação e sem realizar exames ou avaliações clínicas para saber se não correm riscos com a carga extra de proteína.

O consumo deste suplemento é indicado principalmente para pessoas que desejam ganhar ou preservar massa magra ou que se sentem muito cansadas durante o treino.

De qualquer forma, a Whey Protein é um aliado de peso para seus ganhos na academia, afinal de contas, ele é uma proteína de alta qualidade e é MUITO PRÁTICO de se ingerir. 🙂

Algumas das perguntas mais comuns sobre Whey Protein

Nosso parceiro Rodrigo Polesso, autor do best seller Emagrecer de Vez e autor do site Emagrecer de Vez, responde:

Que horas eu preciso tomar o Whey Protein?

A qualquer hora, não importa de maneira geral. Dependendo de seus objetivos específicos, como por exemplo para ganho de massa, existem alguns momentos mais específicos onde é mais vantajoso de se ingerir whey protein.

Uma carga rápida de proteína de alta qualidade logo após o treino irá ajudar muito neste objetivo. Após o treino, os níveis de aminoácidos no sangue estão baixos, então, este é o momento perfeito para se consumir proteína de rápida absorção! Isso vai garantir que o corpo mantenha um balanço positivo de nitrogênio (síntese muscular).

Mas salvo estes objetivos mais específicos, você pode tomar na hora que bem entender. Veja o whey protein como uma alternativa líquida e prática a um alimento rico em proteínas, como carne, ovos, etc.

Eu irei engordar se tomar whey protein?

Assim como tudo que comemos em excesso, as calorias a mais são armazenadas de alguma forma. Mas não, propriamente dito, o whey protein não “engorda”.

É relativamente baixo em valor calórico e é composto por proteínas, as quais tem grande efeito térmico, ou seja, demandam energia do corpo somente para serem digeridas, entre outros fatores.

Eu ganharei mais músculos se tomar whey protein do que se comer normalmente?

O whey protein é apenas um substituto protéico. Não é anabolisante e nem nenhuma formula artificial mágica.

O whey protein é incrivelmente útil de ser utilizado se seu objetivo é ganho muscular, pela praticidade, qualidade e rápida absorção.

Se você ver desta forma, uma utilização correta do whey protein pode sim propiciar melhores resultados do que se você tiver uma alimentação deficiente em proteínas na forma natural. Mas, por outro lado, caso você tenha uma alimentação equilibrada e rica em proteínas ao longo do dia e não tenha problemas com a praticidade da coisa, você não precisa de whey protein.

Sou mulher e gostaria de saber se ao tomar whey protein eu irei ganhar músculos?

Não, não se preocupe com isso. Tomar whey protein não fará com que você desenvolva músculos desta forma.

Lembre-se que o Whey Protein é somente um substituto protéico. Você pode tonificar seus músculos ou ganhar mais massa muscular sim se você começar a treinar para isso, independe de você tomar Whey ou não.

Como tomar o Whey Protein? Posso misturar com o que?

Até com sopa de aspargos! Não importa. Somente lembre de levar em consideração o valor calórico das outras coisas que você mistura.

A maioria das pessoas bebe com água pura mesmo, mas muita gente gosta de tomar com leite.

Existem versões a venda que têm sabor e outras sem sabor. Fica de acordo com sua preferência! 😉

Quantas vezes por dia é recomendado que eu tome esta proteina?

É preciso ter bom senso. O whey protein é como um peito de frango moído. É proteína, porém, mais prática de ser ingerida.

Utilize-se do whey nos momentos em que você precisa de uma forma prática para ingerir suas proteínas durante o dia.

Logo, tome tão frequentemente quanto você achar necessário ou lhe for conveniente. De forma geral, de 1 a 2 vezes ao dia é o que é considerado mais normal.

E ai, ainda restou alguma dúvida? Conte para nós os resultados que o Whey vem lhe trazendo!

Estamos sempre aqui para te apoiar!

Abraço Grande!

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.