Protocolo Tabata: Derreta sua gordura em apenas 4 minutos!

5
Protocolo Tabata: Derreta sua gordura em apenas 4 minutos!
4 20 votos

Apenas 4 minutos? Você deve estar pensando que se trata de alguma técnica moderna e rápida de lipoaspiração, não é mesmo? “Só pode ser isso!”

Não! Nós estamos falando de exercício mesmo. Estamos falando de um método de treinamento que usa o conceito do HIIT (Treino Intervalado de Alta Intensidade).

Os treinos HIIT tratam-se, como diz o nome, de sequências que intercalam movimentos de alta intensidade com movimentos de baixa ou média intensidade.

Este conceito pode ser usado em corridas, pedaladas, movimentos no chão ou com acessórios, saltos, corda etc.

Na década de 90, uma equipe de pesquisadores japoneses, liderados pelo PhD Izumi Tabata realizaram um estudo para aplicação na equipe de patinação de velocidade do Japão.

O objetivo desta metodologia era desenvolver o condicionamento cardiorrespiratório dos atletas, além de atuar na elevação da força e resistência (aptidões muito úteis para esportes de velocidade).

O resultado foi publicado no renomado Medicine and Science in Sports and Exercise e, até hoje, é considerado um marco na ciência do exercício físico.

O estudo analisou todo o tipo de exercício e concluiu que a intensidade do exercício é tão importante ou até mais importante do que sua duração.

Além do objetivo inicial, foi notado que o método também aumenta muito a queima de gordura corporal durante e após o exercício.

O treino formulado por Izumi Tabata está hoje entre os treinos mais famosos do mundo fitness e promete secar sua gordura em apenas 4 minutos! Acredite se quiser! 🙂

Continue lendo para entender melhor:

 

Entendendo o Protocolo Tabata

O método consiste na execução de séries de 20 segundos com intervalos de 10 segundos por 8 vezes. O tempo utilizado no total, são apenas 4 minutos.

Originalmente, o protocolo Tabata tinha como proposta apenas a execução de agachamento, nas condições descritas acima.

Com a disseminação do método, outras opções de treinos e movimentos foram criadas.

Você pode, por exemplo, em um treino, executar o mesmo movimento em 8 séries. No outro dia, em outro treino, outro movimento – assim, você trabalha diferentes regiões do corpo de forma intensa.

O ideal é que cada movimento englobe o esforço de muitos grupos musculares, deste modo, o treino se mostra bem mais funcional.

No site Tabata Songs, há uma explicação sobre o método. Traduzindo e resumindo, o texto narra o esforço do Dr. Tabata em comparar a efetividade dos exercícios curtos e intensos com os exercícios aeróbicos longos e moderados.

Segundo o site, o pesquisador reuniu dois grupos para o experimento. O primeiro grupo realizou exercícios com 20 segundos de duração e altíssima intensidade, com descansos de 10 segundos.

O segundo grupo realizou exercícios aeróbicos moderados por 1 hora. O experimento durou 6 semanas.

Foi medido o VO2Máx de cada atleta. O grupo do treino de 20 segundos aumentou em 28% seu consumo normal de oxigênio. O outro grupo não mostrou nenhum aumento.

Saiba como praticar:

 

Como praticar o Método Tabata

Neste mesmo site, Tabata Songs, há vídeos com ideias de exercício e música. Veja um dos clipes! 

Neste site as músicas tem narrações que dizem “3,2,1… Stop” e “3,2,1… Go”, para que você saiba quando efetuar o exercício e quando permanecer em descanso.

Neste outro site há músicas para colocar enquanto você faz seu treino. São músicas próprias que marcam o tempo dos exercícios (20 segundos para o exercício, 10 segundos para o descanso).

Você também pode comprar músicas Tabata no Google Play ou na loja da Amazon.

Estes artifícios são muito úteis, pois os movimentos do método requerem muito esforço e fica impossível checar o relógio durante a execução. Além disso, a música dá um ânimo. Acredite, você vai precisar! 😉

Veja que no clipe há várias ideias de movimentos! Entretanto, você deve fazer apenas um movimento o treino todo.

No outro dia, escolha outro movimento. Outra alternativa plausível é repetir 4 vezes um movimento e mais 4 vezes algum outro, mas lembre-se de se certificar com um profissional licensiado na área de que está executando os exercícios de forma correta.

Apesar de curtos, os treinos, para realmente trazerem resultado, devem ser executados rápida e corretamente, e isso pode ser bem difícil especialmente se você é sedentário.

A boa notícia é que, com poucos dias, você já sentirá melhoras na execução dos movimentos. Basta um esforço no início e o resultado virá logo!

Lembre-se de que, tanto no caso do método Tabata, assim como em qualquer exercício do tipo HIIT, não há milagre!

O que há são opções de treinos mais rápidos e eficazes em queimar gordura para que você não tenha que passar horas na academia ou caminhando. Entretanto, comprometimento com o treino e força de vontade são sempre necessários!

E aí? Gostou dessa super dica? Treinar até mesmo em casa, utilizando apenas 4 minutos do seu dia e ainda por cima queimar mais gordura do que se tivesse perdido 1 hora na esteira é sim realidade!

Um abraço e queremos ter notícias de vocês sobre como foi seu treino Tabata hein? 😀

Obs: Gostou desse conteúdo?! Que tal dar uma forcinha para gente compartilhando este artigo em suas redes sociais? Basta clicar nos ícones acima! Temos certeza que seus amigos irão adorar!

você pode gostar também Mais do autor

5 Comentários

  1. Iris Trindade Diz

    Que idiota essa garota, 20 minutos? Quatro já é quase impossível. Imbecil.

  2. Hiit Brasil Diz

    Pode sim Caroline, mas avalie bem seu condicionamento físico para não exagerar na dose. Perceba que tudo é flexível e adaptável aos objetivos de cada pessoa.

  3. Caroline Diz

    Pode fazer mais que 4 minutos de Tabata? Um treino de 5 minutos de aquecimento, 20 minutos de tabata e mais 5 de arrefecimento?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.