O que é treinamento funcional?

0
O que é treinamento funcional?
5 1 voto

Muito se ouve falar em treinamento funcional, mas você já parou pra pensar sobre o que é treinamento funcional?

Digo isto em relação ao significado. Particularmente não gosto de praticar, fazer ou despendiar meu tempo em qualquer coisa sobre a qual não saiba o significado.

Preciso que faça sentido e que esteja claro o propósito.

De modo geral todos temos uma noção básica sobre o que é treinamento funcional, afinal se tornou um treino da moda.

Poderíamos criar uma polêmica ou várias em torno deste tema. Mas preferimos ser claros e objetivos para que não reste dúvida sobre este tipo de treino.

Então, vamos começar pela definição da palavra. Acompanhe.

 

O que é treinamento funcional?

Pesquisando no Google encontramos:

funcional
adjetivo de dois gêneros
1. relativo a função.
2. que se adquire em virtude de funções exercidas e cuja validade dura exatamente o período de exercício (diz-se de nacionalidade).

Bem, no caso do treinamento funcional fica claro que o primeiro adjetivo é o que o descreve.

Achou confuso? Calma!

Quando dizemos relativo a função, estamos nos referindo aos movimentos naturais do corpo, como funcionam naturalmente. Em cima disto é que se construiu a ideia do treinamento funcional.

Vamos contextualizar um pouco?

Peguemos por exemplo o exercício de Agachamento, agachar é um movimento natural exercido pelo ser humano, o que o treinamento funcional faz é usar o movimento de agachar para trabalhar partes específicas do corpo com técnicas de movimento.

 

Mais conceitos sobre o que é treinamento funcional

 

 

  • O treinamento funcional trabalha movimentos, e não músculos isoladamente, envolvendo, dessa forma, todas as capacidades físicas – equilíbrio, força, velocidade, coordenação, flexibilidade e resistência – de forma integrada por meio de movimentos multiarticulares e multiplanares e no envolvimento do sistema proprioceptivo, este último, de acordo com Ribeiro (2006 apud SILVA, 2011) relacionado com a sensação de movimento (sinestesia) e posição articular, sendo que, dentre as principais funções deste sistema, estão a manutenção do equilíbrio, a orientação do corpo e a prevenção de lesões. fonte: http://www.efdeportes.com/efd178/treinamento-funcional-beneficios-metodos.htm

 

O que o treinamento funcional tem a ver com o Hiit?

Tudo e mais um pouco!

Na verdade o Hiit se encaixa em um dos tipos de treinamento funcional pois se aproveita dos movimentos naturais do corpo de forma muito prática e eficaz.

O hiit eleva os movimentos funcionais a outro nível quando se aplicam as técnicas da alta intensidade em máxima frequência cardíaca juntamente com os períodos intervalados. Clique aqui e saiba mais sobre o hiit.

 

Vantagens do treinamento funcional

O treinamento funcional têm como principal vantagem a liberdade!

Seu próprio corpo é seu aparelho. Sua casa, o parque, a rua, a pracinha praticamente qualquer lugar pode ser sua academia.

Mas também é possível a prática com aparelhos.

A maior complexidade de movimentos também aufere ao treinamento funcional um certo grau quando o assunto é perda de peso.

Isto porque quanto mais complexos os movimentos mais energia/calorias são exigidas do corpo.

 

“Desvantagem” do treinamento funcional

É ai que mora a polêmica que comentamos no inicio do artigo.

A própria palavra “desvantagem” pode ser vista como polêmica uma vez que não podemos descrever apenas como desvantagem o fato de que muitas pessoas classificam o treino funcional como ineficaz para certos objetivos.

Por exemplo, existem muitas divergências sobre se o treinamento funcional seria eficaz para hipertrofia.

É obvio que o treinamento funcional é menos eficaz do que o treino com pesos para o aumento de massa muscular, mas até aí podem haver controvérsias…

Assim, dependendo do objetivo de cada treino pensamos que o melhor mesmo é buscar ajuda profissional para estabelecer o melhor caminho a ser seguido.

 

Muito bem amigos(as), acho que ficou claro o que é treinamento funcional e de que forma podemos nos aproveitar dele para uma vida muito mais saudável.

Forte abraço!

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.