O que é treinamento funcional?

O que é treinamento funcional?
5 3 votos

Muito se ouve falar em treinamento funcional, mas você já parou pra pensar sobre o que é treinamento funcional?

Digo isto em relação ao significado. Particularmente não gosto de praticar, fazer ou despendiar meu tempo em qualquer coisa sobre a qual não saiba o significado.

Preciso que faça sentido e que esteja claro o propósito.

De modo geral todos temos uma noção básica sobre o que é treinamento funcional, afinal se tornou um treino da moda.

Obs. Nós queremos que você tenha uma ótima experiência com o Treino Hiit, por isso desenvolvemos um e-book que simplesmente tem todas as informações que você precisa sobre este treino incrível.

Não deixe de ter sua cópia enquanto ele ainda é gratuito!

Click aqui para baixar o E-book Gratuitamente.

Poderíamos criar uma polêmica ou várias em torno deste tema. Mas preferimos ser claros e objetivos para que não reste dúvida sobre este tipo de treino.

Então, vamos começar pela definição da palavra. Acompanhe.

 

O que é treinamento funcional?

Pesquisando no Google encontramos:

funcional
adjetivo de dois gêneros
1. relativo a função.
2. que se adquire em virtude de funções exercidas e cuja validade dura exatamente o período de exercício (diz-se de nacionalidade).

Bem, no caso do treinamento funcional fica claro que o primeiro adjetivo é o que o descreve.

Achou confuso? Calma!

Quando dizemos relativo a função, estamos nos referindo aos movimentos naturais do corpo, como funcionam naturalmente. Em cima disto é que se construiu a ideia do treinamento funcional.

AULA DE DEMONSTRAÇÃO

GOSTOU DA AULA?

SAIBA MAIS SOBRE COMO EMAGRECER COM TREINO HIIT:

 

 

Vamos contextualizar um pouco?

Peguemos por exemplo o exercício de Agachamento, agachar é um movimento natural exercido pelo ser humano, o que o treinamento funcional faz é usar o movimento de agachar para trabalhar partes específicas do corpo com técnicas de movimento.

 

Mais conceitos sobre o que é treinamento funcional

 

 

  • O treinamento funcional trabalha movimentos, e não músculos isoladamente, envolvendo, dessa forma, todas as capacidades físicas – equilíbrio, força, velocidade, coordenação, flexibilidade e resistência – de forma integrada por meio de movimentos multiarticulares e multiplanares e no envolvimento do sistema proprioceptivo, este último, de acordo com Ribeiro (2006 apud SILVA, 2011) relacionado com a sensação de movimento (sinestesia) e posição articular, sendo que, dentre as principais funções deste sistema, estão a manutenção do equilíbrio, a orientação do corpo e a prevenção de lesões. fonte: http://www.efdeportes.com/efd178/treinamento-funcional-beneficios-metodos.htm

 

O que o treinamento funcional tem a ver com o Hiit?

Tudo e mais um pouco!

Na verdade o Hiit se encaixa em um dos tipos de treinamento funcional pois se aproveita dos movimentos naturais do corpo de forma muito prática e eficaz.

O hiit eleva os movimentos funcionais a outro nível quando se aplicam as técnicas da alta intensidade em máxima frequência cardíaca juntamente com os períodos intervalados. Clique aqui e saiba mais sobre o hiit.

 

Vantagens do treinamento funcional

O treinamento funcional têm como principal vantagem a liberdade!

Seu próprio corpo é seu aparelho. Sua casa, o parque, a rua, a pracinha praticamente qualquer lugar pode ser sua academia.

Mas também é possível a prática com aparelhos.

A maior complexidade de movimentos também aufere ao treinamento funcional um certo grau quando o assunto é perda de peso.

Isto porque quanto mais complexos os movimentos mais energia/calorias são exigidas do corpo.

 

“Desvantagem” do treinamento funcional

É ai que mora a polêmica que comentamos no inicio do artigo.

A própria palavra “desvantagem” pode ser vista como polêmica uma vez que não podemos descrever apenas como desvantagem o fato de que muitas pessoas classificam o treino funcional como ineficaz para certos objetivos.

Por exemplo, existem muitas divergências sobre se o treinamento funcional seria eficaz para hipertrofia.

É obvio que o treinamento funcional é menos eficaz do que o treino com pesos para o aumento de massa muscular, mas até aí podem haver controvérsias…

Assim, dependendo do objetivo de cada treino pensamos que o melhor mesmo é buscar ajuda profissional para estabelecer o melhor caminho a ser seguido.

 

Muito bem amigos(as), acho que ficou claro o que é treinamento funcional e de que forma podemos nos aproveitar dele para uma vida muito mais saudável.

Forte abraço!



Obs. Se você é inciante no Hiit recomendamos fortemente que tenha um companhamento profissional de qualidade.

Se seu objetivo é emagrecer com saúde, tenha certeza que o hiit é o melhor caminho. Click aqui e conheça um ótimo treino focado em emagrecimento.



Hiit Brasil

Loucos por resultados, cansados da mesmice! Saiba mais sobre nós ‎AQUI

Website: http://hiitbrasil.com

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *