Guia do Hiit

E-book Cortesia:

Exercícios HIIT

A verdade por trás do exercício aeróbico!

A verdade por trás do exercício aeróbico!
A verdade por trás do exercício aeróbico!
5 6 votos

Você anda, anda, anda e nada de emagrecer? Perde horas na esteira ou em outro equipamento aeróbico e depois das primeiras semanas parou de ver resultados? Tem preguiça só de pensar em seu próximo treino aeróbico?

Chegou a hora de você entender o que realmente o exercício aeróbico faz – e deixa de fazer – por você!

Em primeiro lugar, vamos entender que fazer caminhadas e se movimentar é sempre melhor do que ser sedentário. Todo exercício traz benefícios para o corpo.

Porém, para cada foco e situação corporal, há exercícios indicados e que trarão resultados mais satisfatórios.

Os efeitos do exercício aeróbico para o organismo

Exercícios aeróbicos, como diz o nome, vão fazer com que seu corpo utilize ar como energia. O mecanismo é, basicamente: O ar entra e o corpo utiliza-o para produzir energia, fazendo com que o corpo consiga continuar o exercício.

Quanto mais exercícios aeróbicos a pessoa faz, mais consegue fazer. Este efeito ocorre por causa do aumento da resistência.

O maior benefício do exercício aeróbico é o fortalecimento dos pulmões e coração.

Este fortalecimento é o que vai diminuir o desconforto ao realizar exercícios físicos e proteger o corpo de doenças respiratórias e cardiovasculares.

Entretanto, após um tempo praticando exercícios aeróbicos, o seu corpo começa a se adaptar e começa a gastar energia de forma mais eficiente, ou seja, seu corpo se adapta a nova rotina e começa a gastar menos energia para executar o exercício, resultando em menos queima de gordura, até o ponto em que esta perda pode cessar totalmente.

Para a queima de gordura há fortes indícios de que o exercício aeróbico contínuo não é o mais indicado.

Saiba mais:

 

Pode ser que essa afirmação leve muitas pessoas a se revoltarem, mas nós não temos medo de lhe mostrar a verdade!

Como nós já explicamos no artigo sobre EPOC e Oxidação Lipídica, o que vai realmente fazer você perder gordura é o aumento do seu metabolismo de repouso, e, nesse quesito, o Treino Intervalado de Alta Intensidade ganha disparado da sua longa caminhada na esteira.

Além disso, o corpo, no exercício demasiadamente longo, também pode começar a quebrar as proteínas dos músculos para usá-las como energia, provocando perda de tecido muscular. E, quanto menos músculos temos, menos nosso corpo é capaz de queimar gordura.

músculos

Como exemplo, vamos supor que você já caminhe por 40 a 60 minutos todos os dias e resolva aumentar este tempo para tentar perder mais peso. Saiba que exercícios prolongados por mais que 60 minutos estimulam a produção do hormônio cortisol.

Este hormônio está relacionado a um mecanismo de diminuição de massa muscular chamado catabolismo. O cortisol também está associado à incidência de stress.

Se exercício aeróbico não resolve, o que faço para perder gordura?

Em primeiro lugar, já que o assunto é queima de gordura, não tem para onde fugir: Você é o que você come! Uma dieta adequada pode fazer milagres!

Obs. Nós queremos que você tenha uma ótima experiência com o Treino Hiit, por isso desenvolvemos um e-book que simplesmente tem todas as informações que você precisa sobre este treino incrível.

Não deixe de ter sua cópia enquanto ele ainda é gratuito!

Click aqui para baixar o E-book Gratuitamente.

Entretanto, dieta adequada aliada a exercício adequado é uma dupla infalível para alcançar seus objetivos! Sabemos que as pessoas sempre esperam que haja uma fórmula mágica, mas, infelizmente, não há!

É importante entender o funcionamento e efeito dos dois principais tipos de exercícios: Os aeróbicos e anaeróbicos.

Basicamente, exercícios aeróbicos, como já dissemos, são aqueles que utilizam o ar como combustível para o corpo.

Já os exercícios anaeróbicos não utilizam prioritariamente o ar, recorrendo a outros processos para prover-se de energia – processos estes que irão priorizar a queima de glicose e, consequentemente, a queima de gordura.

Veja mais no artigo: EXERCÍCIO AERÓBICO X EXERCÍCIO ANAERÓBICO.

Saiba mais:

 

O exercício anaeróbico é mais eficaz para a perda de gordura, se realizado da maneira correta dentro de um programa de atividades com este foco.

A própria musculação é sua grande aliada para a perda de gordura. Se cada kg de massa muscular aumenta em 100 kcal seu consumo energético diário, não precisamos nem explicar mais nada, não é?

Com relação ao HIIT, é inegável que este tipo de exercício é muito eficaz para a perda de peso com foco na eliminação de gordura corporal. Isso ocorre porque ele é um treino misto, ou seja, que utiliza componentes dos exercícios aeróbicos e dos exercícios anaeróbicos.

Os intervalos de alta intensidade deverão ser realizados próximo da capacidade aeróbia máxima (VO2 máx) e da fadiga. Porém, o corpo não suporta a realização de atividade física muito elevada por um período grande sem sentir dor ou desconforto. Por isso, deve-se dar um intervalo para que organismo utilize um pouco de ar para sintetizar mais ATP.

Com o intervalo de moderação, isso é possível. Seria como “parar para respirar”. O intervalo moderado também permite que o corpo elimine o ácido lático, evitando a dor e permitindo o retorno para a fase de alta intensidade. Dessa forma o praticante consegue obter excelentes resultados em emagrecimento com apenas poucos minutos de prática.

E agora? Não faço nenhum exercício aeróbico?

Como já dissemos, o exercício aeróbico é ótimo para fortalecer o corpo contra problemas respiratórios e cardiovasculares.

Além disso, há pessoas que realmente adoram correr e caminhar – E se elas sentem prazer com isso, quem somos nós para dizer que façam o contrário?

Além disso, para pessoas com mais idade, a prática de caminhadas e outras atividades que utilizam o ar como combustível é altamente indicada.

A prática de atividade aeróbica é igualmente importante para aqueles que têm como objetivo o aumento da resistência.

Porém, lembre-se que, apesar de queimar gordura SIM, existem estratégias mais eficientes para a perda de peso.

Se diminuir massa gorda é seu objetivo, verifique seu programa físico e ajuste-o de modo a atingir suas metas.

Não deixe de comentar nosso artigo deixando sua opinião e/ou dúvida! É um privilégio ter você aqui!

Até a próxima! 🙂

 

Ps. Se seu objetivo é emagrecer com saúde, tenha certeza que o hiit é o melhor caminho.

Contudo, se você é iniciante pode ser um pouco mais dificil...

Caso precise de ajuda Veja aqui um ótimo Curso de Hiit com aulas On-line.



Sobre o autor | Website

Loucos por resultados, cansados da mesmice! Saiba mais sobre nós ‎AQUI

Gostou deste conteúdo?

Receba mais conteúdos como este:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.